Homilias, Meditações - Ezio Lorenzo Bono

TU NÃO MORRERÁS, PORQUE EU TE AMO (Homilia da Vigília Pascal, 20-04-2019)

TU NÃO MORRERÁS, PORQUE EU TE AMO (Homilia da Vigí...
TU NÃO MORRERÁS, PORQUE EU TE AMO
(Homilia da Vigília Pascal 20-04-2019)

* Muitas culturas (como a africana) sustentam que o valor maior de todos é o da vida.
* Na verdade o maior valor não é a vida, mas o ideal pelo qual viver, e pelo qual podemos sacrificar até a vida.
* A Páscoa que celebramos não é a vitória da vida sobre a morte, mas a vitória do Amor sobre tudo.
* O maior inimigo da morte não é a vida, mas é o amor. A morte pode matar a vida, mas nunca pode matar o amor. O amor continua, mesmo depois da morte.
* O que significa amar? Um provérbio (atribuído a Buda) explica o que é amar e o que é gostar, aplicando estes termos a uma flor: quem gostar de uma flor, a arranca e a leva consigo; quem amar a flor, a rega e cultiva para que possa crescer.
* O que devemos fazer para amar? Ir à fonte do Amor! (Ontem P. Roberto falou uma coisa linda na homilia durante a Acção Litúrgica da Sexta-feira Santa: indo a beijar Jesus na Cruz, não estamos indo a dar amor a Jesus, mas a receber Amor).
* Amar é entrar na fonte viva do Amor que é a Trindade, onde o Pai, o Filho e o Espírito Santo desde sempre e para sempre se amam de um Amor infinito. Amar é fazer parte da comunhão de Amor da Trindade. Então é recebendo o Amor directamente da fonte do Amor que nós nos tornamos Amor. (No lindo film com Will Smith “Beleza Colateral”, que aconselho a todos de assistir, um dos protagonistas conta que quando recebeu nos braços a sua filha que acabava de nascer, ele disse que naquele momento não sentiu amor, mas que se tornou Amor!).
* Os baptizandos que daqui a pouco vão receber o Baptismo, entrarão a fazer parte desta comunhão de Amor da Trindade: tornar-se cristãos não é tanto fazer gestos de amor, mas tornar-se Amor.
* Jesus Cristo Ressuscitado que venceu a morte com o Amor, diz a cada um de nós “Tu não morrerás, porque eu te amo e te tornei Amor que nenhuma morte poderá matar”.